Iniciou nesta semana e será desenvolvido até setembro, o projeto “Cenários Sustentáveis: Arte e Educação para um Futuro Consciente”. Contempladas com um investimento de R$ 200 mil do Fundo Social do Sescoop/RS, as atividades promovidas pela Cooperativa irão conscientizar mais de 10 mil crianças e adolescentes de escolas da rede pública sobre sustentabilidade e Cooperativismo.
Voltado para municípios da área de abrangência da Certel, com destaque para as localidades impactadas pelas enchentes, o projeto envolve apresentações teatrais e musicais, oficinas de produção de instrumentos recicláveis e palestras informativas. O projeto será desenvolvido em Teutônia, Lajeado, São Francisco de Paula, Venâncio Aires, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Encantado e Arroio do Meio.
“Integramos arte, teatro, música e educação ambiental como ferramentas de transformação, proporcionando uma experiência lúdica, educativa e impactante, reforçando o compromisso da Cooperativa com um futuro mais sustentável”, destaca o presidente, Erineo José Hennemann. O vice-presidente, Daniel Luis Sechi, complementa que “precisamos pensar o amanhã promovendo mudanças hoje, através de uma educação de qualidade, cultura, arte, consumo responsável e impulsionando comunidades de forma objetiva.”
Atividades promovem a criatividade e a sustentabilidade
Cada município receberá apresentações do espetáculo teatral “Arte Recriada: Transformando o Mundo com Criatividade Sustentável”, elaborado pelo diretor teatral e produtor cultural, Marcelo Brentano. Também serão promovidas oficinas práticas de construção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e sucata, incentivando a reutilização e a criatividade dos alunos, com o professor Harry Everton Baukat. Além disso, haverá palestras informativas sobre sustentabilidade e Cooperativismo, com a engenheira ambienta da Recic Soluções Ambientais, Luana Vanessa Hermes. O objetivo é promover a reutilização, a criatividade e a responsabilidade socioambiental, fortalecendo a consciência coletiva.
Fundo Social: impacto positivo nas comunidades
Em 2025, o Fundo Social do Sescoop/RS destinou R$ 3 milhões para 17 Cooperativas nas áreas de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas em diferentes regiões do Estado.
Alunos da EMEF Vida Nova, de Lajeado, aprenderam sobre compostagem
Alunos da EMEF Bela Vista, de Arroio do Meio, participaram de dinâmica
Palestra para escolas municipais de Bom Retiro do Sul
Oficina de construção de instrumentos musicais com alunos da Escola Érico Veríssimo, de Encantado.jpg
Palestra sobre sustentabilidade e cooperativismo para escolas de Encantado
Deixe seu comentário