sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Certel reúne entidades contempladas por programa de eficiência energética

A Certel promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 22, no auditório de sua sede administrativa, em Teutônia, um café com representantes das 117 instituições beneficiadas pela edição mais recente do Programa de Eficiência Energética, que substituiu 21.323 lâmpadas e refletores usados por novos, de modelo LED, além de 119 refrigeradores. A cooperativa aplica recursos em eficiência energética desde 2011, devido a sua regulamentação como permissionária, que ocorreu em 2010. “Desde então, englobando todas as edições, foram trocadas mais de 23 mil lâmpadas, 308 refrigeradores, 27 condicionadores de ar e doados 167 sistemas de aquecimento solar de água, num investimento de R$ 3,1 milhões”, assinalou o coordenador do programa, Henrique Fensterseifer.


Abrangência

Na última edição, foram beneficiados seis hospitais de pequeno porte, três clínicas geriátricas, 27 escolas estaduais, 39 escolas municipais, três escolas comunitárias, 26 creches municipais, nove creches comunitárias, duas escolas de turno inverso e duas escolas de educação especial (Apae). Entre os municípios atendidos, estiveram Barão, Boqueirão do Leão, Capitão, Canudos do Vale, Carlos Barbosa, Forquetinha, Gramado Xavier, Igrejinha, Lajeado, Marques de Souza, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul, São Pedro da Serra, Sério, Taquara, Teutônia, Travesseiro e Westfália.


Benefícios

O diretor da AFG Engenharia e Arquitetura, Rainer Büneker, consultor no programa, elencou os principais benefícios, como economia de energia, melhoria dos níveis de iluminamento e de uniformidade da iluminação, redução dos serviços de manutenção, padronização da iluminação, facilidade na manutenção, redução da carga instalada, melhoria no fator de potência (liberação de carga), durabilidade e melhoria na conservação de alimentos. 

Com a energia mensal de 91.443 kilowatts/hora economizada pela última edição do projeto, segundo Rainer, é possível abastecer 435 residências urbanas, usar um chuveiro durante 15.240 horas, ligar 2.822 lâmpadas de iluminação pública, dar 12 voltas ao redor da terra com carro elétrico, produzir 221.700 frangos de corte e 1.660.000 litros de leite.


Avaliações

Diversas manifestações destacaram a importância do programa. O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, citou a criatividade da Certel. Segundo ele, a iniciativa contribui para que sobrem recursos nas escolas e dentro do orçamento do município, para que se possa investir em diversas áreas primordiais para a população. “E a cooperativa, com esse programa, faz justamente isso. Que possamos, através dos recursos que sobram, investir na qualidade de vida dos teutonienses”, avaliou.

A diretora do Hospital Santa Isabel, de Progresso, Maria Inês Brancher, agradeceu e enalteceu os relevantes serviços prestados pela Certel. “Seja no que tange ao consumo consciente da energia ou no rápido restabelecimento em eventuais interrupções, vemos que as equipes arregaçam as mangas e, com muita dedicação e comprometimento, não medem esforços para o pronto atendimento. Somos gratos e orgulhosos em fazer parte da família Certel”, sublinhou.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, frisou que o educandário foi um dos que recebeu os maiores aportes na troca de luminárias. “Somos muito gratos à Certel por este movimento, mas também por todas as demais parcerias, como a partir dos cursos técnicos de eletrotécnica e eletromecânica, do Centro de Treinamento em Eletricidade e tantas outras. É uma alegria ver nossas escolas mais iluminadas, mais vivas. É a essência do cooperativismo que mais uma vez se manifesta”, observou.

O representante da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Hugo Landmeier, cujo avô auxiliou nos trabalhos do fundador e primeiro presidente da Certel, Reinoldo Aschebrock, emocionou-se pela inserção da cooperativa nas comunidades. “Tudo começou com um pequeno gerador, exposto em frente à Certel, e hoje temos mais de 65 mil associados em 48 municípios. Que as demais distribuidoras sigam o exemplo da nossa Certel, beneficiando também escolas das suas respectivas regiões”, destacou.

Segundo Claudiomir Battisti, diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Margit Kliemann, de Gramado Xavier, o educandário mais distante da cooperativa atendido pelo programa, a Certel assume importância cada vez maior para uma fatia do município. “O atendimento é incomparável, pois, como há outra distribuidora que também atende Gramado Xavier, sabemos o quanto a falta de energia pode prejudicar uma comunidade. Através deste magnífico programa, otimizamos as fontes de energia e também preservamos o meio ambiente. Parabéns a todos que trabalharam de forma brilhante e muito responsável”, sinalizou.


Mais responsabilidade

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, disse que esse reconhecimento aumenta a responsabilidade da cooperativa. “Nos dá uma consciência de que realmente estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados”, pontuou.

Mesmo com a tarifa de energia mais barata do Estado, a Certel estimula seus associados a usarem racionalmente o insumo. “Queremos que todos, principalmente os jovens, tenham uma maior noção de como utilizar a energia elétrica com responsabilidade, sem desperdício. Afinal, eles poderão ser os futuros associados da Certel, e lembrarão que a cooperativa tem um grande compromisso com o quadro social, inovando, melhorando e reinvestindo na qualidade de vida.”

Segundo Hennemann, a legislação do Setor Elétrico Brasileiro foi alterada, e isenta a obrigação das permissionárias com até 500 gigawatts/hora, como é o caso da Certel, de realizarem programas de eficiência energética. “Mesmo assim, queremos dar continuidade a este importante trabalho socioambiental. Apresentaremos aos nossos conselheiros e também à próxima Assembleia Geral Ordinária a proposta de que a Certel destine uma parte de seus próprios recursos para continuar levando o Programa de Eficiência Energética às comunidades”, afirmou.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade