terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Energia trifásica impulsiona produção de fazenda em São Francisco de Paula

Com atuação em 48 municípios gaúchos, a cooperativa investe de forma expressiva para assegurar que todos os seus associados e, de maneira especial, o agronegócio, sejam contemplados por um abastecimento energético diferenciado.
No distrito de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula, o associado José Edson de Andrade Castilhos, 59 anos, percebe o quanto a presença da cooperativa em sua localidade é fundamental. Castilhos é um dos muitos associados que estão sendo beneficiados pela transformação de redes mono ou bifásicas em trifásicas, com importante auxílio financeiro da Certel que reduz ou até anula custos por parte do associado.
Na Fazenda Nossa Senhora de Aparecida, onde vive, o pecuarista conta com o apoio da família para criar em torno de 200 bovinos, com foco na produção leiteira e de corte. Também vivem na fazenda as filhas de seu José, Priscila e Karine, que são professoras e sempre prestam um dedicado auxílio na lida da propriedade.
Segundo Castilhos, a transformação da rede elétrica que abastece a propriedade em trifásica garante plenas condições de aumentar a produtividade. “Inicialmente, pretendemos nos dedicar à produção da própria ração, diminuindo a compra de matéria-prima para este fim. Queremos investir num maquinário que dará essa possibilidade, pois energia, agora, é o que temos de sobra”, relata.
O fazendeiro demonstra-se muito satisfeito por ser associado da Certel. Tanto que recorda da infância, quando, juntamente com o pai, tirava leite à mão a partir das 3h da manhã, com luz de candeeiro, para entregar às 7h ao leiteiro que levava para usinas de leite em Nova Petrópolis ou Caxias do Sul. “Hoje, a luz elétrica da nossa cooperativa é uma vantagem que traz grandes avanços, inclusive, favorecendo a permanência de minhas filhas na propriedade. Elas ajudam na lida do gado, com vacinação e a camperear. Posso sair de casa que elas fazem muito bem o serviço”, orgulha-se.
 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade