segunda-feira, 3 de julho de 2023

Intercooperação bateu na porta de cinco mil teutonienses no Dia C

O sábado, 1º de julho, marcou o Dia Internacional do Cooperativismo. E para celebrar a data, as cooperativas de Teutônia se uniram no Dia C, ou, Dia de Cooperar. Mais de 150 voluntários percorreram as principais ruas dos bairros Teutônia, Languiru, Canabarro, Centro Administrativo, Alesgut e Boa Vista, batendo na porta das casas e orientando mais de cinco mil moradores quanto à correta separação e destinação de resíduos, também estimulando a doação de sangue e alertando quanto aos cuidados necessários para evitar a Dengue.

Estiveram envolvidas as Cooperativas Sicredi, Sicoob, Cresol, Certel, Languiru, Cooperagri, Unimed, Comatra e CRC - Cooperativa Regional de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo, juntamente com o Projeto LK Sustentável, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. As Cooperativas agradecem pela boa receptividade que tiveram em todos os bairros, e convidam a população para contribuir com um mundo melhor. Quem ainda quiser um ímã ou um folder sobre doação de sangue, pode dirigir-se à Cooperativa mais próxima.

 

Orientação

No ímã de geladeira distribuído na ação, consta o roteiro da coleta seletiva em cada bairro. O recolhimento do lixo orgânico ocorre às segundas e sextas nos bairros Canabarro e Centro Administrativo e às terças e sábados nos bairros Languiru, Teutônia, Alesgut e Boa Vista. Já o lixo seco é recolhido às quartas nos bairros Canabarro e Centro Administrativo e às quintas, nos bairros Languiru, Teutônia, Alesgut e Boa Vista.

O lixo orgânico compreende erva-mate, borra de café, casca de frutas/ovos e folhas (indicados para compostagem), além de resíduos para descarte como lixo de banheiro e restos de comida. Já o lixo seco é formado, principalmente, por latas, caixas de leite, plástico, papelão, vidro (embalado de forma segura), tampinhas plásticas e lacres de alumínio (que podem ser deixados nos pontos de coleta de cada Cooperativa, sendo destinados para as entidades locais).

Quanto à doação de sangue, observou-se que cada doação pode salvar até quatro vidas. Os requisitos são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).

No que tange à Dengue, o grupo chamou atenção ao fato de o mosquito transmissor ser muito resistente, atuando inclusive no inverno. Orienta-se não deixar água parada e, ao viajar, utilizar repelente de qualidade, pois muitos municípios e estados estão infestados pelo Aedes Aegypti. Entre os sintomas da Dengue, estão febre alta acima de 38 graus de início imediato, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade