terça-feira, 26 de abril de 2022

Usinas da Certel evitam desligamento de energia em obra programada

As obras na linha de transmissão da subestação da Certel de Forquetinha, previstas para os dias 26 e 27 de março, ocorreram normalmente, e a interrupção programada do fornecimento de energia não se fez necessária para 99% dos associados envolvidos, visto que a Cooperativa contou com a força das hidrelétricas Salto Forqueta e Rastro de Auto para manter o associado com energia.
Isso é resultado de muito esforço, com estudos, equipamentos e engenharia de alta tecnologia, para que as usinas Salto Forqueta e Rastro de Auto possam energizar toda a subestação de Canudos do Vale, sem a necessidade de energia provinda das subestações de Costão e Lajeado.
Antes, as usinas só podiam atender Canudos do Vale se houvesse energia também vinda de Lajeado. É a Certel buscando alternativas graças as suas usinas hidrelétricas, que conseguem atender toda a carga da subestação de Canudos do Vale, que engloba os municípios de Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Progresso, Sério, Venâncio Aires, Forquetinha, Pouso Novo e Canudos do Vale.
“Com muita alegria e satisfação, a Certel conseguiu realizar esta manobra. Foi possível deixar em carga as duas hidrelétricas funcionando sem necessitar da tensão de referência das linhas de transmissão. É um desafio na engenharia, mas a Cooperativa conseguiu garantir que em torno de 14 mil associados não ficassem sem energia. Estamos muito atentos e focados em proporcionar o melhor atendimento aos associados, e muitas outras conquistas tecnológicas também estão prestes a acontecer”, assinala o vice-presidente, Daniel Luis Sechi.
Para que tudo isso fosse possível, segundo o supervisor de engenharia, Felipe Drebes, foram realizados diferentes estudos de proteção e controle, planejamento de carga, com manobras no sistema de distribuição e segurança. “Houve um estudo minucioso, com envolvimento de todas as áreas técnicas da Cooperativa, permitindo a metodologia de operação que evitou o desligamento”, afirma.
 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade