Hidrelétrica Rastro de Auto

A construção da Hidrelétrica Rastro de Auto, entre os municípios de Putinga e São José do Herval, foi iniciada em setembro de 2011. Localizada no rio Forqueta, acima da Hidrelétrica Salto Forqueta, esta usina tem potência instalada de 7.020 kW.

O acesso à usina se dá pelo Km 281 da BR-386, em São José do Herval. A localização da obra é entre as localidades de Linha Lajeado Bonito, Putinga, e Linha São Sebastião, São José do Herval.

A hidrelétrica tem 43,20 metros de queda d´água e sua geração é de 34,6 milhões de kWh/ano, com capacidade para abastecer 21 mil pessoas. A água do rio que alimenta as turbinas é conduzida à casa de máquinas através de um túnel de quatro metros de diâmetro e mil metros de extensão.

O empreendimento é registrado como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) na ONU, ou seja, gera energia limpa e renovável, com reduzido impacto ambiental. Foram proporcionados inúmeros empregos diretos e indiretos, com regionalização da renda e alavancagem do desenvolvimento regional.

No Rio Forqueta, a Certel pretende desenvolver mais cinco empreendimentos hidrelétricos, chegando a sete com as duas hidrelétricas já existentes, aproveitando o potencial hidrelétrico inventariado na parte da descida da serra.