HIDRELÉTRICA BOA VISTA

O desafio de ampliar a sua geração de energia elétrica motiva sempre a Certel a buscar alternativas sustentáveis. Dessa forma, para valorizar recursos locais, estimulando um aproveitamento de estruturas já existentes, a cooperativa inaugurou em 27 de outubro de 2005 a Hidrelétrica Boa Vista, localizada em Linha Geraldo, Estrela. A hidrelétrica é uma repotencialização da usina Augustin, construída entre 1947 e 1949, e responde pelo fornecimento de energia para 1,3 mil residências, considerando-se o consumo médio residencial da Certel.

A hidrelétrica injeta energia no alimentador de 13,8 kV de Teutônia/Garibaldi, reduzindo proporcionalmente a dependência de energia de outras regiões.

Durante algumas décadas, a usina forneceu energia elétrica através de um alimentador ao Curtume Augustin, ao Distrito de Canabarro, a algumas propriedades rurais próximas à usina e a uma pequena fábrica de esquadrias de madeira.

De acordo com os registros, no período de 1947 a 1949, três empreendedores – majoritoriamente o Curtume de Reynaldo Affonso Augustin, Bertholdo Schwingel e Frederico Pedro Lohmann – construíram a barragem e o canal e implantaram a primeira turbina, com 74 kW de potência instalada. Já a segunda turbina, foi implantada em setembro de 1951, com 124 kW de potência.

O início das obras por parte da Certel deu-se em 2003. A partir daí, foi repotencializado o gerador da segunda máquina, que passou a ser acionada por uma turbina nova de 150 kW. Além disso, foi reformado o local de implantação da primeira turbina, ficando esta como opção de futura ampliação da usina em 250 kW, e implantada uma terceira unidade geradora de 550 kW, totalizando 700 kW.

A obra foi planejada, construída e administrada totalmente por colaboradores dos mais diversos setores da Certel, somando 30 funcionários diretos, havendo somente a contratação de empresa de escavações e movimentação de terra.

Assim como a Hidrelétrica Salto Forqueta, a Hidrelétrica Boa Vista é totalmente automatizada, com a possibilidade de operação à distância através de sistema próprio de rádio, possuindo ainda quatro câmeras de vídeo em tempo real. Todo o sistema de hidrelétricas é supervisionado e monitorado pelo Centro de Operações do Sistema (COS) da matriz da Certel.

AGENDA DE VISITAÇÃO

Legenda
  • LotadoLotado
  • Alguns horários disponíveisAlguns horários disponíveis
  • Datas disponíveisDatas disponíveis

Nota: Informamos que a visitação às hidrelétricas está sendo readequada e, temporariamente, não estão sendo agendadas novas visitas.

HIDRELÉTRICA SALTO FORQUETA

Com potência instalada de 6.124 kW, a Hidrelétrica Salto Forqueta está localizada entre os municípios de São José do Herval e Putinga.

HIDRELÉTRICA RASTRO DE AUTO

A construção da Hidrelétrica Rastro de Auto, entre os municípios de Putinga e São José do Herval, em sociedade com a empresa paranaense Electra.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia