Certel apresenta inventário hidrelétrico do Rio Pardo

02 de Março
Equipe da Certel com lideranças de Barros Cassal

Equipe da Certel com lideranças de Barros Cassal


Benefícios fiscais aos municípios, geração de emprego, usos múltiplos da água, regularização de vazão e redução de enchentes. Estas são algumas das principais vantagens que a geração de energia limpa pode proporcionar. O esclarecimento foi feito mês passado pela área de geração de energia elétrica da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel), durante apresentação de inventário hidrelétrico do Rio Pardo, a lideranças de Lagoão, Passa Sete, Herveiras, Vale do Sol, Candelária, Barros Cassal, Gramado Xavier e Sinimbu. Na ocasião, a Certel esteve representada pelo vice-presidente, Erineo Hennemann, diretor de geração de energia, Julio Cesar Salecker, gerente de engenharia e planejamento, Hélio Eduardo Pires, e pelo gerente de implantação de usinas, Carlos Roberto Jachimovski.
Com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o inventário engloba 12 aproveitamentos hidrelétricos, com capacidade para gerar 54,65 megawatts (MW) de potência instalada. “Nas oito reuniões em que apresentamos o inventário, deixamos a comunidade regional inteirada sobre o assunto, mantendo a transparência e o compromisso social característicos da nossa cooperativa. Autoridades e lideranças mostraram-se felizes com a notícia”, afirma Salecker.

Saiba mais

O Rio Pardo é semelhante ao Rio Forqueta, onde a Certel construiu sua primeira hidrelétrica, a Salto Forqueta, entre São José do Herval e Putinga, cuja potência instalada é de 6,12 MW. O rio, que corre dentro de um derrame basáltico, em um vale de rocha (perau), começa no interior de Barros Cassal e segue por Gramado Xavier, Lagoão, Sinimbu, Passa Sete, Herveiras, Vale do Sol, Candelária (até aonde vai o aproveitamento hidrelétrico) e Vera Cruz, desaguando no Rio Jacuí, em Rio Pardo.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia