Certel e Certel Energia conscientizaram pela prevenção ao câncer

13 de Novembro
Direção e colaboradores com as palestrantes

Direção e colaboradores com as palestrantes

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer, Certel e Certel Energia desenvolveram com seus colaboradores uma programação vinculada ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, meses dedicados nacionalmente à orientação de como prevenir ou tratar os cânceres de mama e de próstata, respectivamente. No auditório das cooperativas, em Teutônia, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama do município, Margrit Grave, e a vice-presidente, enfermeira Estela Maris Sippel Dörr, proferiram palestra enfatizando formas de evitar e tratar a doença.
Estela observou que, falando em prevenção, sempre se deve ter em mente o estilo de vida, que deve ser regrado, com bons hábitos alimentares e prática de atividades físicas. Segundo a palestrante, as chances de prevenir o câncer são de 80%, pois ele está diretamente relacionado ao nosso meio ambiente e à forma como vivemos no dia a dia.

Mama
As mulheres precisam estar atentas a sintomas como retração do mamilo ou secreção anormal que saia dele, a nódulos apalpados na mama ou na região da axila e à descamação na pele da mama. “São sintomas que podem levar a uma desconfiança, e então é preciso procurar um médico para realizar exames”, destaca.
Devem evitar bebida alcoólica e fumo, controlar o peso corporal, fazer reposição de hormônios apenas com indicação e acompanhamento médico e efetuar o autoexame mensalmente.

Próstata
Já os homens devem ficar alertas ao fato de ter de levantar várias vezes durante a noite para urinar e à dificuldade de ter um jato normal. A partir dos 45 anos, o homem deve realizar seus exames anualmente, tanto de sangue quanto de toque retal.
Todo homem com idade acima de 45 anos deve fazer o exame preventivo, com um urologista, que constitui em exame de toque retal, de sangue (PSA) e, eventualmente, uma ecografia da próstata.

Reação
A enfermeira ressalta que, normalmente, as pessoas se assustam muito ao saber que precisam procurar um oncologista, recebendo a notícia de forma muito negativa. Mas, é preciso estar consciente da necessidade de reagir para que o tratamento seja feito corretamente e a tempo.

Sobre a Liga
A presidente da Liga de Combate ao Câncer de Mama classifica o câncer como a doença do século. Fundada em 2009, por Maristela Altmann Krützmann, a entidade intensificou as atividades este ano e propôs parcerias com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e empresas, para que cada entidade incentivasse a prevenção ao câncer.
Entre os benefícios da Liga estão: auxílio com 100% de suplemento alimentar; 50% dos custos em medicamentos, quando o Estado ou o Município não conseguem fornecer; e apoio psicológico e emocional através de encontros mensais com os familiares.
As reuniões ocorrem na primeira segunda-feira de cada mês, em sala cedida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Bairro Languiru. A Liga conta com o trabalho voluntário de psicóloga, assistente social, nutricionista e enfermeiras. Doações podem ser efetuadas através da conta de energia da cooperativa. Interessados podem procurar a Liga ou entrar em contato pelo telefone gratuito 0800 516300, o Disque Certel Energia.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia