Certel Energia adquire novos transformadores

09 de Abril
Equipamentos mantêm qualidade no fornecimento

Equipamentos mantêm qualidade no fornecimento


Para atender o aumento gradativo do consumo de energia elétrica, a Certel Energia adquiriu em março 320 novos transformadores que serão utilizados ao longo do ano para manter a qualidade e a confiabilidade no fornecimento. Hoje, a cooperativa conta com 6.586 transformadores instalados em 47 municípios, sendo que, a cada ano, são instalados 280 novos equipamentos, em média.

O vice-presidente, Erineo José Hennemann, diz que anualmente é realizada uma pesquisa de preços, e houve a possibilidade de financiar esta aquisição pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul). Isso permitiu a compra dos transformadores, facilitando a negociação devido à quantidade e redução dos custos de inspeção.

Para o presidente da cooperativa, Egon Édio Hoerlle, a necessidade desta aquisição está relacionada ao aumento do consumo de energia que, em 2012, foi de 6,32% na área da Certel Energia, exigindo um investimento maior em termos de qualidade e confiabilidade. “E o transformador é um equipamento importante, pois recebe a energia em alta tensão e a transforma para baixa tensão, disponibilizando energia para o consumo dos associados, dando melhores condições para o usuário utilizá-la. Aumentando o número de transformadores e reduzindo a extensão das redes de baixa tensão é possível manter um nível adequado de voltagem para os nossos consumidores”, afirma.

Aumento de carga
Este planejamento prevê a substituição de transformadores de menor potência por uma maior, além da instalação de novos, a fim de atender às prioridades para o fornecimento. O diagnóstico é feito pela Certel Energia em função de solicitações do associado para aumento de carga. “Por isso, temos solicitado que o associado se dirija à cooperativa sempre que precisar aumentar o seu consumo. Basta ligar para o telefone gratuito 0800 516300”, frisa Hoerlle.

O presidente destaca que a cooperativa registra um índice de queima de transformadores muito pequeno, reconhecido como um dos menores no País. Em 2012, por exemplo, foram apenas 27, representando 0,41% do total instalado, o que demonstra que a Certel Energia está no caminho certo, padronizando as instalações, utilizando para-raios e sistema de aterramento adequado, melhorando a proteção da rede elétrica. “Com isso, reduzimos despesas e o desconforto da falta de luz. Nosso associado merece uma distribuição de energia contínua, sem grandes interrupções”, assinala.

 

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia