Certel Energia instala cruzetas ecológicas

25 de Maio
Cruzetas ecológicas têm durabilidade maior

Cruzetas ecológicas têm durabilidade maior


As cruzetas são materiais destinados a suportar esforços mecânicos de sustentação dos isoladores, condutores e equipamentos de redes aéreas de distribuição de energia elétrica. Com o propósito de vincular a confiabilidade no fornecimento de energia com a preservação do meio ambiente, a Certel Energia está investindo na substituição de cruzetas de madeira por poliméricas, ou seja, ecológicas. A substituição está sendo iniciada na rede que interliga os municípios de Sério e Boqueirão do Leão. Segundo o gerente técnico da Certel Energia, Francisco de Oliveira, a meta é, gradativamente, contemplar todo o sistema elétrico da cooperativa.

 
Benefícios
As cruzetas poliméricas escolhidas pela cooperativa foram desenvolvidas visando à preservação do meio ambiente e à facilidade de manuseio e instalação na rede elétrica. Por ser uma peça fabricada com resíduos plásticos moídos e fibras naturais oriundas da cana-de-açúcar, sendo esta uma matéria-prima de fonte renovável, seu peso é bem menor que a de madeira. Além disso, é homogênea e isenta de farpas na superfície, permitindo um manuseio mais seguro na instalação. Durante o processo de fabricação, a cruzeta já recebe a furação padronizada pela Certel Energia, o que também contribui para facilitar o processo de montagem.

 
Preservação
Segundo o fabricante, com as cruzetas ecológicas, o resultado da preservação do meio ambiente é significativo. Neste caso, 20 cruzetas de madeira equivalem a aproximadamente uma árvore nativa e, assim, a cada mil quilômetros de linha de distribuição construídos em área urbana, 1,2 mil árvores nativas são preservadas e 375 toneladas de resíduos plásticos descartados pela população são reaproveitados.

Com esta atitude, a Certel Energia também faz jus ao selo Carbono Neutro que obteve desde 2007 por neutralizar as emissões de gases de efeito estufa de suas atividades com o plantio de árvores. Ou seja, evita o desmatamento e reaproveita resíduos que ficariam expostos no meio ambiente.

 
Segurança
Além de beneficiar o meio ambiente, evitando o corte de árvores e reaproveitando materiais reciclados, esta medida sustentável possibilita uma eficiência ainda maior na distribuição de energia elétrica, visto que a durabilidade das cruzetas ecológicas é maior. “Na escolha deste tipo de cruzeta, procuramos também observar questões relativas à segurança de operação, verificando testes e ensaios realizados em laboratórios aprovados pelo Setor Elétrico Brasileiro”, observa Oliveira. Na eventualidade de ocorrer algum defeito ou dano causado por acidente que venha a danificar a cruzeta ecológica, segundo o engenheiro, a mesma poderá ser novamente reciclada.

 

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia