Certel Energia lança programa de recuperação de nascentes

07 de Julho
Visita ao Viveiro de Essências Florestais

Visita ao Viveiro de Essências Florestais

A natureza ganhou novos aliados no dia 30 de junho, quando foi lançado o Programa de Recuperação e Proteção de Nascentes da Certel Energia. Realizado no auditório da cooperativa, em Teutônia, o evento contou com a presença de autoridades e secretários municipais de agricultura e meio ambiente, técnicos, biólogos e representantes da Emater/RS de diversos municípios da região. Vinculado ao Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental -  que já neutralizou mais de 13 mil toneladas de dióxido de carbono, com plantio de 70 mil árvores feito por 39 instituições públicas e privadas da região -, o programa pretende promover a recuperação e proteção de nascentes como forma de melhorar a sustentabilidade da pequena propriedade e desenvolver um núcleo de pequenos produtores modelo em preservação de nascentes, visando uma maior conscientização das comunidades.

Compensação
As prefeituras dos municípios que participarem e cumprirem as metas propostas pelo programa receberão o Selo Carbono Neutro, um importante diferencial que atesta o comprometimento ambiental. Já o produtor rural envolvido terá sua propriedade certificada pelo projeto e ganhará R$ 500,00 como compensação pelos serviços ambientais, após a execução plena do projeto, incluindo o plantio mínimo de 500 mudas.

Metodologia
Segundo o gerente de meio ambiente da Certel Energia, Ricardo Jasper, a seleção das propriedades onde o programa será desenvolvido caberá às Secretarias Municipais de Agricultura e/ou Meio Ambiente e Emater/RS, conforme deliberação de cada município parceiro e diagnóstico de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional. "O diagnóstico indicará a necessidade de intervenção no sentido de proteger as nascentes através do plantio de árvores nativas e produtoras de frutas, construção de cercas e estruturas de proteção para diminuir o assoreamento e aumentar a infiltração de água da chuva. O Viveiro de Essências Florestais da Certel disponibilizará as mudas que servirão para o propósito de proteção desses mananciais hídricos que, fundamentalmente, não serão somente árvores nativas, mas uma composição de plantas perenes que também possam servir para fins produtivos ao agricultor", afirma Jasper.

Água de qualidade
O presidente, Egon Édio Hoerlle, salientou a necessidade de que prefeituras e produtores rurais dos municípios abrangidos pela cooperativa se engajem e contribuam para um mundo melhor. "Desde 1985 que realizamos campanhas ambientais, incentivando escolas, comunidades e empresários a terem uma postura ética e cidadã no que tange à preservação do meio ambiente. Agora, precisamos dar as mãos também aos produtores rurais, a fim de que nossas nascentes tenham condições de continuar fornecendo água de qualidade", ressalta.

Efeitos positivos
O presidente da Associação dos Secretários Municipais de Agricultura do Vale do Taquari (Asamvat) e secretário da Agricultura de Marques de Souza, João Bogorni, prestigiou o lançamento. Esta proposta, segundo ele, é importante porque pode ser executada em parceria com todos os municípios da região, e visa a preservação da água, um dos nossos bens maiores. “Tudo que se fizer para preservar o meio ambiente sempre é bem-vindo e, com pequenas ações, conseguiremos grandes efeitos positivos. A Asamvat é parceira porque devemos trabalhar a agricultura como um sinônimo de meio ambiente. O programa visa o bem de todos, desde o agricultor até a população urbana", enfatiza.

É o nosso futuro
Para o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Daniel Schmitz, vincular um programa desta magnitude com o pagamento de serviços ambientais é um grande avanço. No Rio Grande do Sul, conforme Schmitz, é algo singular e único. “Para nós, é motivo de orgulho, porque este é o nosso futuro, reconhecer quem preserva e quem produz água, atendendo a sociedade e ao meio ambiente. Os poderes executivos e a unidade de gestão nos municípios são figuras essenciais e parceiros permanentes desta iniciativa, porque é dentro dos municípios que as coisas acontecem", avalia.

Presenças
Entre os municípios representados no lançamento, também estavam Teutônia, Estrela, São José do Herval, Canudos do Vale, Poço das Antas, Lajeado, Travesseiro, Colinas, Forquetinha, Barros Cassal, Westfália, Pouso Novo, Venâncio Aires, Arroio do Meio, São Pedro da Serra, Maratá, Gramado Xavier, Boa Vista do Sul, Barão e Encantado.
Após o lançamento, os convidados visitaram o Centro de Operação do Sistema (COS), que controla a geração e distribuição de energia elétrica, e conheceram o Viveiro de Essências Florestais, que disponibiliza anualmente mais de um milhão de mudas nativas e exóticas diversas.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia