Construmóbil 2011 vai neutralizar carbono

05 de Agosto


Em sua quinta edição, a Construmóbil 2011 vai compensar a emissão de gases de efeito estufa gerados durante os cinco dias da feira, entre 21 e 25 de setembro. A iniciativa dará ao evento o selo de “Carbono Neutro”, sendo um exemplo concreto de alinhamento da feira ao tema “Sustentabilidade – Siga as Novas Tendências”.  A ação é fruto da parceria firmada entre Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Certel Energia, através do Projeto Energia Verde, e Max Ambiental.

Nas próximas semanas será feito um inventário com a previsão do volume de carbono que será gerado, o qual leva em conta aspectos como quantidade de lixo e gastos de energia e água. As informações serão a base do cálculo que vai apontar a quantidade de árvores que deverão ser plantadas como forma de compensar a poluição na natureza. As mudas serão doadas pela Certel e o local de plantio ainda está em fase de definição.

“A neutralização do carbono vem ao encontro da proposta da feira, que é mostrar ser possível diminuir os impactos ambientais. É também uma forma de conscientizar a população para a importância do assunto”, destaca o presidente da comissão organizadora da Construmóbil, arquiteto urbanista e secretário de Planejamento João Alberto Muniz Fluck. Para o gerente da área ambiental da Certel, Ricardo Jasper, mais do que o processo de neutralização em si, o mérito está na cultura de pensar e fazer diferente. “É uma forma diferente de fazer educação ambiental e que pode servir de modelo de gestão ambiental para as outras feiras que forem promovidas”.

O consultor ambiental da Max, Volnei Correa, também reforça a importância da iniciativa. Ele ainda observa que sustentabilidade é um bom negócio. “Sustentabilidade significa reduzir desperdício. Em termos empresariais é diminuir custos, o que é ter rentabilidade. Se não fosse, grandes empresas não estariam atuando nessa linha”, finalizou.

O encontro em que foi firmada a parceria ocorreu nesta semana, na sede da Acil. Contou ainda com a presença da equipe de executiva e de eventos da entidade empresarial, além da secretária de Meio Ambiente de Lajeado, Simone Schneider.

A Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari - Construmóbil 2011 é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Conta com o patrocínio de Caixa Econômica Federal, Construtora Diamond, Sindicato da Construção Civil do Vale do Taquari (Sinduscom VT) e Vonpar.

 

Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari - Construmóbil 2011
Assessoria de Imprensa
Simone Rockenbach Kamphorst - Jornalista - (51) 8476-0382
Marcelo Gouvêa - Estagiário de Jornalismo
E-mail: imprensa@acilajeado.org.br
Fone: (51) 3011-6900
Acessem: http://www.construmobil.com.br

       http://www.acilajeado.org.br
       http://twitter.com/acilajeado

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia