Consumidores desperdiçam cerca de 10% da energia elétrica

24 de Setembro
Casa Eficiente simula consumo residencial

Casa Eficiente simula consumo residencial


O uso racional de energia elétrica foi tema de cinco palestras voltadas a colaboradores do Hospital Ouro Branco, no Bairro Languiru, em Teutônia. Realizadas nos dias 15 e 16 de setembro e ministradas pelo encarregado do centro de operação de linhas elétricas da Certel Energia, o eletrotécnico Emerson Palhano, os encontros também oportunizaram que funcionários esclarecessem dúvidas com relação ao assunto.

 Indispensável

A energia elétrica é um insumo indispensável, presente 24 horas por dia, proporcionando conforto, bem-estar e segurança. “Mesmo quando dormimos, a energia elétrica está presente, como na conservação dos alimentos, na segurança das ruas, no fornecimento de água. É impossível imaginar o mundo hoje sem a eletricidade”, afirma.

 Desperdício

Palhano aponta que os principais problemas verificados atualmente relacionam-se com o desperdício. “Estima-se que cada consumidor desperdiça cerca de 10% da energia recebida, seja por maus hábitos ou pelo uso ineficiente de equipamentos elétricos”, alerta.

O técnico enaltece que, quando maior o desperdício, maior é o preço que o consumidor e o meio ambiente pagam por ela. “Ao usarmos a energia elétrica de maneira correta, economizamos na conta de luz e ajudamos o País a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida no planeta”, ressalta.

 Hábitos inteligentes

Para que a eletricidade seja usada com economia e segurança, Palhano sugere projetos inteligentes, equipamentos eficientes e hábitos inteligentes. “Projete os ambientes utilizando o máximo de luz natural, e pinte paredes com cores claras. Na hora da compra, verifique se o equipamento tem o selo de eficiência do Inmetro/Procel, para garantir que o aparelho consuma menos energia”, exemplifica.

No que tange especificamente à iluminação, deve-se manter limpas lâmpadas e luminárias para permitir a reflexão máxima de luz, e desligá-las quando não estiverem em uso. “Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares”, acrescenta.

Chuveiro

Por ser um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica, o uso do chuveiro deve ser evitado nos horários de maior consumo, das 18h às 19h30min e, no verão, das 19h às 20h30min. Banhos demorados devem ser evitados. “Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição morno ou verão. Mas nunca mude a posição desta chave enquanto estiver tomando banho, pois há risco de ocorrer choque ou queima de resistência. Escovar o chuveiro durante o banho para que saia mais água também é perigoso”, alerta.

 Simulação

Através da Casa Eficiente, maquete de residência que simula o consumo de eletricidade, Palhano mostrou como é possível economizar utilizando-se a energia racionalmente.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia