Crianças aptas a expressarem suas ideias

27 de Outubro
Crianças discursaram para um grande público

Crianças discursaram para um grande público


Mais de 300 pessoas comprovaram, na noite de sexta-feira, dia 22, a capacidade que crianças de oito municípios têm de falar em público. Integrados ao concurso Oratória nas Escolas, promovido pela Junior Chamber International (JCI) Lajeado, com apoio da Certel Energia, os jovens mostraram seu potencial na eliminatória regional, realizada no auditório do prédio 3 da Univates. O campeão foi Wagner Ezequiel Ramos, de Bom Retiro do Sul, seguido por Grasiela Zappas, de Progresso, e Luan Batista da Silva, de Boqueirão do Leão. “Foram discursos de grande eloquência e com muita profundidade, com crianças de 12 e 13 anos dominando assuntos importantes à comunidade, ao País e ao mundo”, afirma o presidente da JCI Lajeado, Tony Ademo. Entre os participantes, também estiveram estudantes de quinta a sétima séries de Lajeado, Estrela, Teutônia, Fazenda Vilanova e Westfália.

Como funciona

Nas escolas, os alunos escrevem uma redação, sendo selecionados para um curso de oratória. Através de concurso, cada município elege seu representante para a etapa regional. A partir daí, o vencedor concorre em nível estadual e, depois, nacional. “Em 2009, o jovem Ismailer Daniel dos Santos, de Estrela, ficou em segundo lugar na classificatória nacional, realizada em São Paulo. Agora, torcemos para que o Wagner Ramos também represente o Vale do Taquari no Rio de Janeiro”, assinala.

Competência

O estímulo para que crianças aprendam a expressar-se em público foi apontado por uma pesquisa da JCI Brasil como uma das principais carências do ensino básico. Com ação genuinamente brasileira, o projeto foi classificado pela JCI Mundial como o melhor da área comunitária das Américas, em evento sediado na Argentina. Se a criança começa a desenvolver a expressão de suas ideias no ensino fundamental, terá uma competência muito maior quando chegar ao ensino médio ou à universidade. “E o mercado de trabalho exige isso cada vez mais, seja para uma entrevista de emprego, para atender a um cliente ou para defender um ponto de vista”, avalia Ademo.

Jeito de mudar

O projeto de 2011 já foi lançado na eliminatória do concurso. Para o ano que vem, o tema proposto é “Objetivos do milênio: qual meu jeito de mudar o mundo?”. “Já estamos contatando as prefeituras para renovarem a parceria. Queremos incluir o projeto no cronograma escolar desde o início do próximo ano letivo”, adianta.

Saiba mais

Inicialmente conhecida como Câmara Júnior, a JCI agora tem esta nomenclatura internacional, com a mesma identificação em todo o mundo. Formada por pessoas de 18 a 40 anos, a entidade tem como meta promover a cidadania ativa. “É fazer algo de bom para a comunidade, criando impactos e mudanças positivas”, exemplifica.
Além do concurso Oratória nas Escolas, a JCI Lajeado comercializa cartões de Natal confeccionados por crianças da Apae. “Juntamente com o Lions Clube, também auxiliamos na enchente de Marques de Souza, em janeiro deste ano. Conseguimos 40 caminhões com donativos”, acrescenta.
No mundo, a JCI está presente em 120 países, com mais de 200 mil jovens. “Milhões de pessoas já passaram pela entidade, como o secretário geral da ONU, Koffi Annan, o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ito Lanius, que inclusive é senador da JCI e prestigiou a eliminatória do concurso”, enaltece o presidente.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia