Doação da Certel Energia qualifica cursos da área elétrica na Univates

17 de Abril
Equipamento é útil na formação de engenheiros

Equipamento é útil na formação de engenheiros

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, ao qual estão vinculados os cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, recebeu, na manhã de quarta-feira, dia 16, a doação de uma Unidade Terminal Remota (UTR) da Certel Energia, que deixou de ser utilizada na Subestação Rebaixadora de 69.000 volts para 13.800 volts, localizada no Bairro Universitário, em Lajeado. Substituído por um com maior capacidade devido à nova configuração tecnológica necessária para o suprimento da Certel Energia, o equipamento foi entregue pelo presidente Erineo José Hennemann, acompanhado do gerente comercial Ernani Aloísio Mallmann e do supervisor de equipamentos e subestações Simão Pedro Diehl.

Parceria

Hennemann salientou que a parceria entre a cooperativa e a universidade é de longa data, pois grande parte dos colaboradores, nas mais diversas áreas de atuação da empresa, é formada pela Univates. Atualmente, 90 bolsas de estudo estão sendo disponibilizadas a colaboradores que estudam na universidade. “Por isso, nada mais justo que contemplarmos esta conceituada instituição de ensino com um equipamento moderno e que contribuirá para a formação e qualificação de futuros engenheiros. A área da engenharia elétrica e de automação é essencial para a infraestrutura energética, que necessita de significativas melhorias em todo o país”, pontuou.

Aumento da demanda

O vice-diretor do Centro, Daniel Neutzling Lehn, destacou o intuito comum de ambas instituições, que são compromissadas com o desenvolvimento regional. Por ser um equipamento com plenas condições de uso e não obsoleto, Lehn entende que a doação aproximará os alunos da realidade do setor elétrico, preparando-os melhor ao mercado de trabalho. “Vamos contribuir de maneira significativa na formação de profissionais bem capacitados que conhecerão as tecnologias e as empregarão posteriormente no desempenho de suas atividades profissionais. É extremamente importante essa aproximação do setor produtivo com a academia para que possamos colaborar mutuamente, principalmente, tendo em vista que a demanda pelo setor elétrico vai aumentar”, disse.

Realidade

Para o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Rodrigo Wolff Porto, trata-se de um momento de muita alegria e satisfação para a Univates, pois a UTR ilustra a realidade do setor elétrico e não é algo fictício ou puramente acadêmico. “É um equipamento prático, e não são todas as universidades com cursos de engenharia que têm a oportunidade de receber uma tecnologia que retrate tão bem a prática. É muito valioso tê-lo aqui para que os estudantes desenvolvam trabalhos práticos. Até porque, futuramente, eles poderão trabalhar na cooperativa ou em outras empresas do setor, e já terão esse preparo técnico diferenciado”, avalia.

A entrega da doação também foi acompanhada pelo monitor do Laboratório de Automação da Univates, Eduadro Lieberknecht.

Entenda melhor

Entre as utilidades da UTR, destaque para o fato de servir como um concentrador de informações vindas de vários equipamentos na subestação, interpretando os dados e, após, transmitindo ao Centro de Operação do Sistema Elétrico (COS) em algumas frações de segundo. Com estas informações, os operadores do COS podem tomar decisões e enviar comandos à UTR que, por sua vez, interpreta e envia aos equipamentos por ela monitorados.

Desta forma, a tecnologia poderá ser utilizada na multiplicação do conhecimento em áreas de planejamento, operação e controle de sistemas elétricos de potência, além das demais disciplinas relacionadas à automação e subestações.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia