Em assembleia extraordinária, associados apoiam modelo de aumento da cota capital

24 de Outubro | Certel Publicado em Lojas Certel
Hennemann destacou medidas adotadas pela Certel

Hennemann destacou medidas adotadas pela Certel

Numa demonstração de cooperativismo, foi realizada, na tarde do dia 11 de outubro, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel). Tendo por local a sede social do Grêmio Cultural e Recreativo Teutoniense, o evento reuniu conselheiros administrativos e fiscais, líderes de núcleo e demais associados.
Na Ordem do Dia, esteve a autorização para aumento da cota capital e forma de captação. O presidente, Erineo José Hennemann, apontou como motivo para esta captação o momento fragilizado vivido pela cooperativa de desenvolvimento, em virtude de fatores como o cenário econômico instável e a realização, em anos passados, de investimentos que ainda não se rentabilizaram.
Classificou o momento como histórico, de muita reflexão, e disse que o quadro social deve pensar sobre a importância que tem a cooperativa. Enalteceu que a Certel existe em função dos seus associados, e que os mesmos precisam definir o seu rumo. “Até hoje, a cooperativa ajudou a praticamente todas as comunidades. Não houve mau tempo que nos impediu de estarmos presentes, tendo a melhor energia elétrica do Vale e sendo reconhecida como uma empresa de atendimento diferenciado e rápido. Por isso, esta assembleia é histórica e importante, pois vamos decidir o rumo de uma cooperativa. Um pouco de cada um de nós certamente vai resolver a questão da cooperativa de desenvolvimento, que hoje abriga os negócios do varejo, geração, CertelNET e indústria de artefatos de cimento”, pontuou. “Não adianta alimentarmos o pensamento de que, se a Certel Desenvolvimento não for bem sucedida, conseguiremos manter a cooperativa de energia da forma como está sendo mantida hoje, atendendo com excelência todos os setores, desde o agronegócio até a indústria, o comércio e as residências”, ponderou.
O presidente sublinhou que a atual gestão já conseguiu diminuir o endividamento, causado principalmente pelos altos juros do mercado financeiro, pela inadimplência do varejo e pela rentabilidade aquém dos ativos produtivos. Segundo Hennemann, esta diminuição ocorre em virtude de um esforço muito grande da direção e dos colaboradores. “Podemos sentir que a produtividade vem aumentando em todas as áreas, tanto na cooperativa de desenvolvimento quanto na de energia. Estamos buscando equilíbrio em todos os negócios da Certel e, gradualmente, nós estamos alcançando a meta. Reduzimos o número de colaboradores, e esse é um dos piores problemas, pois são pessoas que trabalharam com você, que acreditaram em você. Só no varejo, tínhamos 65 lojas, e hoje continuamos com 34. Também vendemos alguns ativos”, relatou.
Hennemann frisou que não se trata simplesmente de uma cobrança, mas de um valor que será integralizado na Cota Capital de cada associado, com correções anuais. “É um item que representa uma importância muito grande para a saúde da cooperativa de desenvolvimento”, enfatizou.
Neste sentido, foi aprovada a proposta de captação de capital para a Certel. O valor foi calculado sobre a conta total de energia (menos a Contribuição de Iluminação Pública e os convênios, como de hospitais) de setembro de 2016, com base nos seguintes percentuais: 25% sobre as categorias rural, residencial, comercial e industrial, e de 5% a 10%, limitado a R$ 10.000,00 (dez mil reais) sobre a categoria industrial de alta tensão, e incidirá sem alterações, mensalmente e de forma consecutiva, pelo período de 24 meses, podendo o Conselho de Administração suspender a cobrança no momento em que julgar não ser mais necessário o referido aporte.
Mesmo com a integralização da Cota Capital, a fatura da Certel Energia ainda fica 18% mais barata em relação às das concessionárias regionais.

Avaliações
Para o associado Lauro Baum, de Forquetinha, o quadro social deve ser parceiro em todos os momentos. “O associado também tem a sua responsabilidade, seja numa cooperativa, sindicato, clube ou comunidade. Foi evidenciado que há dificuldades sim, e espera-se uma pequena colaboração de cada associado para reverter a situação. Cumprimento a direção da Certel pela franqueza e transparência e, com certeza, o objetivo será alcançado”, disse.
Para o conselheiro de administração, Augusto Domingos Favaretto, o momento é de muita reflexão, ideal para a implementação de ações que tornem o cooperativismo ainda mais forte. “Precisamos preservar a nossa cooperativa, que é muito admirada pela qualidade de seus serviços. Com a colaboração dos associados, certamente teremos uma Certel forte e saudável”, avaliou.
Segundo o conselheiro fiscal Imério Gonzatti, a assembleia foi fundamental por focar a saúde financeira da cooperativa. “Foi positivo e acredito que ninguém vai reclamar, afinal, temos uma energia elétrica de alta qualidade. Moro bem na divisa com outra concessionária e, lá, notamos bem a diferença. Se pudessem se associar à cooperativa, estas pessoas pagariam até mais. A explanação do presidente se fez necessária e creio muito que daremos a volta por cima”, acentuou.
“A situação não é fácil e uma solução tinha de ser tomada”, afirma o líder de núcleo Lauri von Muhlen. Para ele, que já contribui com doações para outras entidades via conta de luz, o aumento da cota capital deve colocar a Certel em um novo patamar. “Pelo empenho da direção e dos conselheiros, acredito que este seja o melhor passo a ser dado na direção do desenvolvimento”, relatou.

Qualificação
Ao final da assembleia, a direção entregou o certificado a todos os conselheiros fiscais da Certel e Certel Energia que participaram recentemente de um curso promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Porto Alegre.

Email

GALERIA DE IMAGENS

Quer comprar sem sair de casa?

www.lojascertel.com.br

SERVIÇOS

Além de disponibilizar eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, as Lojas Certel também oferecem serviços.

REDE DE LOJAS

A Certel, através de suas lojas, está inserida em várias cidades do Rio Grande de Sul, às quais oferece uma diversificada linha de produtos, como móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia