Em assembleias recordes, Hennemann é eleito o novo presidente da Certel e da Certel Energia

01 de Abril
Mais de 2,1 mil associados participaram

Mais de 2,1 mil associados participaram

As cooperativas Certel e Certel Energia tiveram, na manhã de segunda-feira, dia 31, as maiores Assembleias Gerais Ordinárias de suas histórias. Realizadas em um dos ginásios do Parque do Imigrante, em Lajeado, 2.131 associados e familiares compareceram ao evento e participaram das decisões constantes nos Editais de Convocação das assembleias, conforme determinam os Estatutos Sociais das cooperativas. A mobilização dos 250 líderes e vice-líderes de núcleo, que organizaram ônibus dos 47 municípios abrangidos, foi considerada pela direção como primordial para o sucesso da reunião, demonstrando o interesse dos associados com os assuntos tratados.

Sucessão

Além de destacar as atividades desenvolvidas no ano passado, as assembleias contaram com a eleição dos novos Conselhos de Administração. Depois de 43 anos à frente da gestão das empresas, o presidente, Egon Édio Hoerlle, anunciou que era hora de oportunizar a sucessão administrativa. Neste sentido, uma nova chapa, encabeçada por Erineo José Hennemann, que até então era o vice-presidente, por Hoerlle na vice-presidência e Silvério Brune como secretário, recebeu a aprovação unânime dos associados presentes.

Lembranças

Hoerlle, que foi homenageado através de um vídeo com imagens de sua trajetória e recebeu uma placa de agradecimento dos colaboradores e diretores, sendo calorosamente aplaudido pelos associados, lembrou de quando foi convidado, em 1971, para assumir a presidência da cooperativa, época em que ela era pequena e contava com apenas 586 associados. Disse que a Certel foi revolucionária na região, levando energia às mais distantes localidades. “Muitas vezes, tínhamos de convencer as pessoas a se associarem, pois a energia elétrica era considerada um artigo de luxo, e não um insumo de produção, que também proporciona lazer e conforto”, recordou.

Ele sublinhou a contribuição da cooperativa para o crescimento da economia regional. “Fomos um importantíssimo agente propulsor do desenvolvimento, e contribuímos substancialmente para que muitos distritos se transformassem em municípios”, disse. “Neste momento, invade o meu coração um sentimento de muita emoção, pelo longo período que estive no comando das cooperativas”, completou.

Ampliar competências

Ao novo presidente, que o acompanhará liderando a gestão das cooperativas, deu um valioso conselho. “Hoje, temos que ser líderes descentralizadores, que inspiram, motivam, que ampliam competências e, acima de tudo, que ouvem antes de serem ouvidos. A gerência deve ser participativa e integradora”, pontuou Hoerlle.

Honra e emoção


Como presidente eleito, Hennemann disse que ver o associado participando em massa das decisões da sua cooperativa emociona e serve de estímulo a acreditar cada vez mais no desenvolvimento. “Sinto-me profundamente honrado com o convite e a missão que me foi confiada pelo presidente Egon. Trata-se de um momento ímpar na minha vida, uma realização que, a partir de uma carreira profissional, me dá a oportunidade de liderar a maior cooperativa de energia do país, com mais de 63 mil associados, a Certel Energia. Da mesma forma, a Certel que, através de suas atividades diversificadas, é uma referência no desenvolvimento socioeconômico gaúcho”, afirmou.

Novo ciclo

O presidente considerou um momento histórico ser conduzido a este cargo e assumir o compromisso de servir aos associados, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade, para garantir, com responsabilidade, uma prestação de serviços qualificada, continuando a busca pela excelência e a manutenção da marca Certel, já consolidada. “Começa hoje uma nova história, um novo ciclo, e a Certel e a Certel Energia precisam avançar a passos largos, mas seguros e adequados, na busca dos nossos objetivos”, frisou.

Metas para 2014

Entre as projeções das cooperativas para este ano, Hennemann salienta um crescimento de 4% no consumo de energia elétrica; o início da construção da Hidrelétrica Cazuza Ferreira, no rio Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, em parceria com a Certaja; a melhoria do sinal de internet, com ampliação do cabeamento de fibra ótica; a reestruturação e criação de melhores serviços e benefícios aos associados nas lojas; a ampliação da indústria de artefatos de cimento, com fabricação de postes com até 40 metros de altura para subestações; e a construção de novos condomínios residenciais da Cigha.

Conselheiros administrativos e fiscais

O novo Conselho de Administração da Certel é composto também pelos conselheiros Alfonso Décio Schneider, Carmo Both, Hari Brust, Ito José Lanius, Jacy Arnaldo Mörschbächer, Mário Silvério Favaretto, Nelson José Werner, Plinio Ary Reinheimer, Romeu Silvio Kayser e Roque Schäfer.  O Conselho Fiscal conta com os efetivos Asido Osterkamp, Domingos Acadroli e Meljor Astor Ritter, e pelos suplentes Arno Luiz Pozzebom, Irio Luiz Lottermann e Livo Landmeier.

Já o novo Conselho de Administração da Certel Energia é integrado pelos conselheiros Adelino Leo Horn, Augusto Domingos Favaretto, Claimar Domingos Kohl, Dirceu Bayer, José Inácio Flach, Nelson Nikolai, Pedro Afonso Klein, Remi Elói Klein, Rudi Pedro Kunrath e Silvo Landmeier. O Conselho Fiscal é formado pelos efetivos Inácio Krindges, Ireneo Zimmer e Orlandino Caliari, e pelos suplentes Inácio Zacarias Dilli, Ingo König e Zeno Seibel.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia