Fator previdenciário é tema de palestra na Certel

17 de Dezembro
Advogada tirou dúvidas dos colaboradores

Advogada tirou dúvidas dos colaboradores


Finalizando a 29ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), colaboradores da Certel e da Certel Energia assistiram recentemente à palestra da advogada Márcia Pierosan, sobre o Fator Previdenciário, índice aplicado para reduzir o valor das aposentadorias. Ela iniciou destacando os quatro modelos de aposentadoria existentes atualmente: por tempo de serviço, por tempo de contribuição, especial e por idade.

Márcia ressaltou que existe um projeto de lei tramitando no Congresso, através do qual se pretende excluir ou deixar o Fator Previdenciário como opcional, criando uma possibilidade nova de aposentadoria, chamada de Fator 85/95, formado pela soma de idade e tempo de contribuição, que deveria chegar aos 85 anos para a mulher e aos 95 anos para o homem.

A advogada salienta a importância de que se busque orientação para o momento da aposentadoria, pois houveram muitas alterações na legislação. “Até porque, para quem já é aposentado, temos a questão da desaposentação, que é uma possibilidade de renunciar a aposentadoria atual e computar o tempo trabalhado após a aposentadoria para encaminhar uma nova”, enfatizou.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia