Plantio inadequado de árvores prejudica fornecimento de energia

16 de Janeiro
Faixa de domínio deve ser mantida livre de árvores

Faixa de domínio deve ser mantida livre de árvores

A interrupção no fornecimento de energia causada pelo contato de árvores com a rede elétrica é uma das principais preocupações da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia). Os cortes na distribuição causados por esta aproximação são demasiados e afetam consideravelmente a vida dos consumidores. O contato entre vegetação e rede elétrica pode, inclusive, comprometer a segurança das pessoas, com fiações rompidas e postes caídos.
O vice-presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann, salienta a necessidade de os associados se conscientizarem quanto ao plantio apropriado, que não invada a faixa de domínio de 15 metros - 7,5 metros para cada lado - da rede elétrica. “Como as redes estão expostas às ações climáticas, os temporais têm ocasionado problemas de grande proporção. As árvores encostam ou caem sobre a fiação elétrica, rompendo cabos e danificando postes e transformadores, trazendo o desconforto e o prejuízo causados pela falta de energia”, alerta.
Para minimizar os prejuízos que possam ser causados por árvores de médio ou grande porte plantadas próximas às redes elétricas, a Certel Energia conta com equipes especializadas em podas, que devem ser acionadas pelo telefone gratuito 0800 516300.

Orientação
Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, gerente de meio ambiente da Certel Energia, o mais importante é adequar as espécies às características do local onde serão plantadas. “A faixa de domínio de 15 metros da rede elétrica deve ser mantida livre das árvores. Se for o caso de utilizar este espaço, deve-se optar por espécies de pequeno porte. Sugerimos a utilização de espécies frutíferas e arbustivas, forrageiras ou pastagens”, frisa.
Normalmente, a cooperativa disponibiliza três equipes que atuam permanentemente na limpeza da faixa de domínio e podas. Em casos emergenciais, todas as equipes podem ser deslocadas com o propósito de eliminar problemas que afetem a segurança operacional das redes e a distribuição de energia. Doze equipes de plantões da Certel Energia também estão envolvidas neste trabalho.
Para Jasper, o contato de árvores ou galhos de árvores com a rede representa um grande risco para as pessoas e os animais. “Especialmente em dias de chuva e temporais, este risco aumenta e predispõe a ocorrência de acidentes, podendo até causar a morte”, assinala.
A conscientização das pessoas para que seja evitado o plantio de árvores que gere conflito com as redes é fundamental. Jasper diz que isso depende da atitude do próprio associado, uma vez que ele é o maior beneficiado pela energia e ninguém gosta de ficar sem luz ou de correr riscos. “É muito importante que o nosso associado comunique casos que ofereçam riscos e também ajude a conscientizar as demais pessoas de sua comunidade para evitar o plantio de árvores nestes espaços”.
ocupações da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia).

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia