Senai e Colégio Santo Antônio visitam hidrelétrica da Certel

16 de Junho
Turma de jovens do Colégio Santo Antônio

Turma de jovens do Colégio Santo Antônio


Alunos do curso de Eletrônica e Eletricidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lajeado, e da 8ª série do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, de Estrela, visitaram recentemente as dependências da Hidrelétrica Salto Forqueta, entre os municípios de Putinga e São José do Herval. Acompanhado por profissionais da Certel, o grupo conheceu de perto algo que, normalmente, só fica no imaginário das pessoas.
Os estudantes foram recepcionados no mirante do empreendimento, onde é possível ter uma vista panorâmica da usina. Após, seguiram até a barragem, atravessando-a por dentro da galeria, em direção à escada de peixes (canal de transposição da ictiofauna), e à casa de força.

Engrandecer
Segundo os instrutores de Eletrônica, Luis Antonio Orlandini, e de Eletricidade, Antonio Marcos da Silva, do Senai, a repercussão da visita foi muito positiva junto aos alunos, que ficaram impressionados com o sistema de geração de energia.
 “A visita também oportunizou visualização direta de toda uma estrutura que costuma ser abordada apenas teoricamente, vindo a engrandecer o aprendizado. Esperamos que nossa visita também tenha repercutido de forma positiva para a Certel, pleiteando futuramente uma nova oportunidade de visitação com nossas próximas turmas. O Senai agradece à organização da Certel por gentilmente ceder seu espaço e atenção dispensada aos alunos e professores”, avaliam.

Aprimorar
Segundo a professora Ângela Lenz, do Colégio Santo Antônio, na Educação, conhecimento técnico e teórico não se limitam à sala de aula e laboratórios. A pesquisa de campo e as visitas expositivas são momentos fundamentais para a troca de informações, experiências e ou para reconhecimento de análise de conhecimento teórico e técnico, conforme cada caso.
“A saída ocorreu com o objetivo de aprimorar a consciência ambiental e de caracterizar a exploração de potencial hidrelétrico do Rio Forqueta a partir da Hidrelétrica Salto Forqueta e de conhecer e analisar a importância econômica, ambiental e social do controle da vazão das águas do rio para as populações ribeirinhas”, afirma.
A diretora, Cláudia da Costa, salienta que o Colégio Santo Antônio tem incentivado e apoiado professores e alunos nas visitas técnicas e pesquisa de campo como momentos de atividades pedagógicas complementares e enriquecedoras do aprendizado específico de cada disciplina.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia