quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Certel busca conhecimento dos Emirados Árabes Unidos

A Certel integrou a comitiva da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) que, entre os dias 1º e 10 de fevereiro, visitou a Expo 2020 Dubai, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no continente asiático. O coordenador de manutenção do sistema elétrico, Simão Pedro Diehl, foi um dos 22 representantes do Vale do Taquari que tiveram a oportunidade de participar da feira. Com exposições em nível mundial, o evento teve como lema conectar mentes e criar o futuro através da tecnologia, mobilidade, sustentabilidade e oportunidade.
Diehl observa que a maior parte da energia gerada advém de termelétricas a gás, diferentemente da Certel e do sistema brasileiro, cuja matriz energética é, principalmente, hidrelétrica. Em Dubai, devido às poucas chuvas, não há rios para instalar hidrelétricas, mas, eles possuem um projeto para construção de uma hidrelétrica no deserto. “A ideia é criar um reservatório de água, passar esta água por uma hidrelétrica à noite e bombear a mesma água durante o dia de volta ao reservatório, com motores alimentados por geração solar, e repetir este ciclo diariamente. Tudo isso porque eles contam apenas com cerca de 110 milímetros de chuva por ano”, relata.
O coordenador ressalta que em Dubai tudo é extremamente seco, e justamente por isso que necessitam destas inúmeras soluções muito mais caras. Como possuem muitos recursos financeiros devido à extração e comércio de petróleo, dispõem dos maiores e melhores projetos do mundo. “Tudo é muito planejado, com recursos financeiros disponibilizados com muita arquitetura. Lá, por exemplo, toda rede elétrica da cidade é subterrânea e já faz tempo que está sendo implantado o 5G”, acentua.
No parque da Expo Dubai, parte das placas solares são no estilo de um girassol, sendo que giram e se inclinam para absorver o melhor ângulo da radiação solar, com rotação praticamente imperceptível. Paralelamente, a feira inteira tem alta produção de energia em painéis solares. “Toda essa experiência é indescritível e, com certeza, irá agregar inúmeras novas oportunidades para serem compartilhadas no dia a dia da Certel. No pavilhão de Dubai, conseguimos o contato de um dos engenheiros responsáveis pela empresa de energia e saneamento da cidade. Com ele, vamos colher algumas informações complementares, como sobre potências das subestações, classe de tensão nas vias públicas e demais assuntos de nosso interesse”, assinala.
Outro exemplo da grandiosidade do local é o prédio mais alto do mundo, com cerca de 30 mil pessoas, entre moradores e visitantes durante o dia. “Isso representa, praticamente, a população de Teutônia, município onde a Certel está sediada. Imaginem a carga elétrica somente deste prédio. Deve atingir, tranquilamente, a carga da nova Subestação de Forquetinha, que foi inaugurada no aniversário da Certel”, complementa.
 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade