terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Certel desenvolverá projeto de estímulo à geração solar

A direção da Certel apresentou aos seus conselheiros administrativos e fiscais, na última reunião do ano, realizada dia 20 de dezembro, a usina solar instalada junto à sede administrativa da cooperativa, em Teutônia. Numa área de 204 m² e com investimento de R$ 80 mil, a usina é formada por 78 módulos fotovoltaicos policristalinos, um inversor trifásico, um módulo de monitoramento, 16 conjuntos conectores fotovoltaicos, 400 metros de cabos elétricos, 78 estruturas de fixação ao solo e um sistema de medição. Com 25º de inclinação em direção ao norte, a usina possui potência de 20,67kWp (quilowatt pico), com capacidade de gerar mensalmente 2.400 kWh (quilowatt/hora), com energia limpa e renovável para 20 pessoas. A operação comercial iniciou em 18 de dezembro.
E, com o objetivo de incentivar o aproveitamento da geração fotovoltaica também pelos associados, a cooperativa lançará em breve o Projeto Luz da Natureza, através do qual serão abertas visitações com o intuito de que o quadro social entenda melhor as suas vantagens e o funcionamento. “Trata-se de uma energia limpa e renovável que pode ser gerada pelo próprio associado da Certel. Outro grande benefício é a redução da conta de energia paga pelo associado. É a cooperativa colocando-se cada vez mais ao lado da nossa gente, oferecendo conhecimento e assistência para a melhoraria da qualidade de vida”, salientou o presidente, Erineo José Hennemann, acompanhado pelos diretores Julio Cesar Salecker, Ernani Aloísio Mallmann e Ilvo Edgar Poersch.

Importante
Os associados que instalarem energia fotovoltaica em suas residências precisam sempre encaminhar projeto elétrico da instalação a ser aprovado pela Certel. Caso contrário, o associado não terá o benefício da energia que é injetada na rede elétrica, pois há necessidade de substituição do medidor da unidade consumidora. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800 51 6300.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade