Promover a reflexão sobre as possibilidades profissionais e as opções que se desenham para o futuro dos jovens, sanando dúvidas e exemplificando as funções dentro de uma Cooperativa. Este é um dos objetivos do projeto Futuro Cooperativo, desenvolvido pela Certel, ao receber alunos de ensino médio de escolas da região, em sua sede, para uma bate-papo sobre carreira e Cooperativismo.
Nos dias 21 de maio e 04 de junho, alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas estaduais Reynaldo Affonso Augustin e Gomes Freire de Andrade, dos Bairros Canabarro e Languiru, em Teutônia, participaram da vivência proporcionada pela Cooperativa. Profissionais de tecnologia da informação, recursos humanos, contábeis, varejo, administração, marketing, letras, engenheiros civis e elétricos, falaram sobre suas vidas acadêmicas e profissionais, apontando as oportunidades que conquistaram, as mudanças ou desafios que enfrentaram e a dedicação em executar suas atividades, repercutindo no atendimento aos associados e comunidade.
"Chamou a atenção para a ênfase dada à necessidade de fazer bem feito, porque quando eles estiverem empregados, as oportunidades virão mediante a entrega de um trabalho de qualidade. É importante que eles conheçam trajetórias e que é possível mudar de carreira ao longo da vida. Parabéns pelo projeto, a Cooperativa tem um papel muito importante. Continuem ajudando a nossa cidade e a juventude."
Lígia Andrea Bruxel Stertz, professora de matemática
"O projeto é incrível e a linguagem utilizada por quem apresentou sua carreira foi muito interessante. As trajetórias apresentadas não foram perfeitas, nem carreiras super planejadas na adolescência. Eles falaram de erros, acertos e reviravoltas. Eu vi os olhinhos dos alunos brilhando. Hoje, cativar um estudante é muito desafiador. Eles têm tantas opções, e mostrar que são alcançáveis, é bem legal. Mostraram no que a Certel investe e como trabalha."
Franciele Rodrigues Ribeiro, professora de matemática e resolução de problemas
"Aos que estavam com dúvida sobre o Cooperativismo ou as áreas em que a Certel trabalha, o projeto foi um bom começo para que eles possivelmente retornem, em breve, como associados ou funcionários. A chance de ouvir ex-alunos do Augustin chamou a atenção deles, gerando uma identificação e incentivo para que continuem estudando e enobrecendo a região em termos de Cooperativismo. A Certel é uma peça fundamental."
Murilo Souza, professor de história, sociologia e ciências humanas
"Os profissionais mostraram que não importa o segmento, a condição social ou onde começa a sua trajetória, eles têm a possibilidade de subir em níveis altos. Muitas vezes os alunos têm em mente aquela ideia de que uma profissão, por exemplo, o engenheiro civil, vai trabalhar especificamente com a construção de prédios, e não é assim. O projeto abriu a mente e a visão dos alunos para uma percepção diferente das profissões e do mercado de trabalho."
Carlos Henrique Campos, professor de filosofia e sociologia
Projeto também estimula jovens a trabalharem na Certel
Estudantes visitaram a Certel para um bate-papo sobre profissões
Iniciativa permite uma integração dos alunos com o Cooperativismo
Jovens interagiram questionando e compartilhando dúvidas com os profissionais
Deixe seu comentário