segunda-feira, 21 de março de 2022

Protagonismo feminino é estimulado entre funcionárias da Certel

Todas as 209 funcionárias da Certel, divididas entre a sede administrativa, em Teutônia, e as demais unidades distribuídas pelo Estado, assistiram, na manhã de 11 de março, à palestra sobre Protagonismo Feminino e Tendência de Ser Mulher, ministrada pela psicóloga humanista, hipnóloga, arteterapeuta, pesquisadora e professora universitária, Vialana Salatino. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o evento ocorreu no auditório da Certel e também foi transmitido via live, causando grande reflexão entre as participantes.
A palestrante enfatizou a importância da autoaceitação, necessária em razão de aspectos como a cobrança em relação ao corpo e à estética. A mulher, segundo Vialana, deve valorizar o que tem de melhor e se aceitar também naquilo que, na sua ótica, não seja ideal. Recomenda que a classe feminina possa aceitar isso, tentar mudar ou melhorar no que for possível, mas não em um ritmo frenético.
“Que a gente possa mudar naquilo que nos faz felizes e que nos permite ser quem realmente somos. Precisamos ser protagonistas da nossa própria história, pois quando uma mulher decide quem ela quer ser e consegue brigar por isso, ela consegue ser feliz e reconhecida. Consequentemente, se torna uma pessoa, mãe, esposa, companheira e amiga melhor, porque assim se entende como inteira. Por isso, sempre se valorize, olhe para dentro de si e perceba quem você quer ser e o que representa a felicidade para você. Aí, poderá brigar por isso e ser realmente protagonista da sua própria história”, recomenda.
A supervisora de recursos humanos, Andréia Hauschild e o superintendente da Certel, Ilvo Edgar Poersch, cumprimentaram Vialana pelo sucesso da palestra, que disseminou conceitos fundamentais para que as mulheres sejam respeitadas e possam obter uma posição de acentuado destaque na sociedade.

Fatos históricos
Em sua apresentação, Vialana também elencou iniciativas incríveis que foram inventadas por mulheres:
Cerveja –  As antigas mulheres da Mesopotâmia foram as primeiras a desenvolver, vender e até mesmo beber cerveja.
Bote salva vidas – Em 1882, Maria Beasely inventou o bote salva vidas.
Painéis solares – A física Dra. Maria Telkes uniu-se com a arquiteta Eleanor Raymond, em 1947, para construir a primeira casa totalmente aquecida por energia solar.
Colete à prova de balas – A química Stephanie Kwolek inventou a fibra Kevlar super-forte, usada para fazer coletes à prova de balas.
Software de computador – A Dra. Grace Murray Hopper foi uma cientista da computação que inventou o Cobol, a primeira linguagem de computador amigável.
Wireless – Hedy Lamarr inventou um sistema de comunicações secretas, durante a 2ª Guerra Mundial, para torpedos controlados por rádio. Essa tecnologia foi base para a criação do Wi-Fi.
Algoritmo – Ad Lovelace desenvolveu uma maneira para programar a máquina com algoritmos matemáticos, tornando- se a primeira programadora de computador.

Contatos
Quem quiser obter apoio nas temáticas sobre o universo, empoderamento e protagonismo femininos, bem como acerca da identificação de relacionamentos tóxicos e abusivos, pode entrar em contato com Vialana através do WhatsApp (54) 98402-4650 ou pesquisar o perfil Vialana Salatino em redes sociais como Instagram e Youtube.
 

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade