Alunos da disciplina de Gestão e Tratamento de Resíduos Agroindustriais e Utilização dos Recursos Naturais, do curso superior de Tecnologia em Agroindústria do pólo de Encantado da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), visitaram, no 4 de setembro, a Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel), em Teutônia. Acompanhados pela professora, Elaine Biondo, o grupo foi recepcionado pelo engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, responsável pelo departamento de meio ambiente da cooperativa.
Oriundos de municípios como Encantado, Anta Gorda, Roca Sales, Lajeado e Teutônia, os acadêmicos conheceram os diversos projetos ambientais desenvolvidos pela Certel, além de visitarem o viveiro de mudas, cuja tecnologia de irrigação é importada de Israel. O projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, que já neutralizou a emissão de carbono de 37 empresas, através do plantio de mais de 59 mil mudas de árvores, por meio do qual a Certel Energia receberá o Prêmio Cooperativa do Ano 2010, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foi detalhado por Jasper.
Gestão realista
“A turma demonstrou-se muito satisfeita com a visita. Além do conhecimento adquirido, a abordagem do engenheiro agrônomo Ricardo Jasper incluiu temas como gestão ambiental realista. Isso vem de encontro ao que é apresentado e discutido na universidade”, avalia Elaine.
Mutirão de limpeza
O grupo fará um trabalho no Arroio Jacarezinho, em Encantado, com mutirão de limpeza e plantio de mudas doadas pela cooperativa. “A Certel ficou na cabeça dos acadêmicos como uma empresa preocupada com o meio ambiente”, acrescenta a professora.
Turma foi recepcionada no auditório da Certel
Visita ao viveiro de mudas da cooperativa
Grupo conferiu de perto a produção de mudas
Deixe seu comentário